sexta-feira, 15 de maio de 2009

O preconceito racial na escola

Uma amiga, que trabalha em escola particular, contou-me um fato que considerei importante. O filho, de seis anos e que cursa o primeiro ano do ensino fundamental, disse a ela que não queria mais ser negro. Quando a mãe perguntou o motivo, ele imediatamente respondeu que, sendo o único aluno negro na escola, era diferente de todos os outros e isso o incomodava.
Basta um olhar para constatar que as escolas particulares recebem poucos alunos negros. Mas, a questão vai além: parece-me que poucas tratam com cuidado as questões do preconceito racial, ainda presente em pleno século XXI. Algumas escolas particulares não têm um único aluno negro, mas isso não é motivo para não tratar da questão, não é verdade? Afinal, esse é um tema de nossa sociedade e não é compreensível que a educação para a cidadania não contemple esse item nos trabalhos escolares.

Até onde vai o seu preconceito??

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tipos de preconceitos


O que é preconceito? Como o nome já diz é o pré-conceito,ou seja, uma opinião formada antes de se ter os conhecimentos adequados. Há inúmeros tipos de preconceito, mas abaixo estão os principais:

Preconceito à outra cor - É denominado de racismo e existe principalmente em relação à negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contra brancos, amarelos, vermelhos, pardos etc...

Preconceito contra loiras- Quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras?

Preconceito à outra religião - Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião.

Preconceito contra as mulheres - É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente à costurar e cozinhar.

Preconceito quanto a classe social - Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo ,,Isso é coisa de pobre..", ou vice-versa.

Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual - Homossexuais e bisexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem "iguais". É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.

Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade - A maioria dos brasileiros critica os norte-americanos, apesar de estar sempre os imitando. Brasileiros sofrem de preconceito em outros países, assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Precisamos aprender que nem todo português é burro e nem todo brasileiro é malandro.
Membros do Grupo

Ana Paula
Andreza
Camila M.
Laís
Priscila
Scarlet

Preconceito

Em um mundo onde vivem milhões de pessoas, de crenças, etnias, culturas e costumes diferentes, o preconceito faz com que o ser humano haja de forma irracional. Por que julgar o próximo pelo seu jeito de vestir? O que faz pessoas matarem umas as outras por causa de sua escolha sexual? Existe um motivo para explicar estas barbaridades?O ser humano têm um poder em mãos, o poder da escolha. Ninguém é igual a ninguém, escolhemos ser quem somos de forma prática e simples, sem pensar nas consequências. Pessoas são espancadas nas ruas por causa de seu estilo musical. Não devíamos escolher o que ouvir pensando se alguém aprova ou não.O respeito é o inimigo do preconceito, pois, se todos respeitassem as escolhas dos outros, sem querer criticar ou tentar mudá-los, o preconceito morreria e com isso a violência diminuiria. Devemos usar o poder mental e não o físico para expor nossas opiniões.Ninguém é obrigado a gostar do que todo mundo gosta, mas não existe motivo para e agir de forma errada perante a escolha dos outros. O certo não é tentar acabar, como por exemplo, com o estilo musical que o próximo gosta, e sim respeitá-lo tentar acabar com o seu preconceito.